terça-feira, 18 de abril de 2017

Caponata Siciliana - Receitas e Dicas!




Hoje tem receita! Caponata é uma receitinha simples e deliciosa que pode ser usada de várias formas, como antepasto, como acompanhamento para saladas, junto com massas e até mesmo como recheio para tortas, empadões e preparações salgadas! Se você gosta de berinjela não pode deixar de experimentar essa delícia da culinária mediterrânea!  


Caponata é um prato típico da Sicília onde a estrela principal é a berinjela! Esse prato pode ser elaborado de várias maneiras, e dependendo da região apresenta variações enormes de ingredientes. A caponata tradicional em geral é um salteado ou assado de berinjela, pimentões, cebola, azeitona e algum tipo de amêndoa, tudo temperado com alcaparras, ervas finas secas ou frescas, vinagre e muito azeite de oliva. As caponatas servidas na região de Palermo por exemplo, levam peixes, frutos do mar ou mariscos na receita.

Já testei de várias formas, fui fazendo adaptações e cheguei na minha versão preferida que trago hoje aqui. Muitas vezes eu não tenho todos os ingredientes e faço substituições, o resultado é igualmente bom! Já fiz incluindo abobrinha, com dois dos três pimentões, trocando pinoli por amêndoa, nozes ou castanhas, já usei ervas secas, outras vezes ervas frescas; o champignon, passas, azeitona e alcaparras nem sempre aparecem em todas as receitas. Cada combinação é uma receita nova, aromas deliciosos e uma explosão de sabor! 



* Ingredientes

- 3 berinjelas grandes
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 3 dentes de alho picados
- 2 cabeças de alho lavadas, com casca e com a tampa cortada
- 1 xícara de azeitonas sem caroços, inteiras ou picadas
- 3 colheres (sopa) de alcaparras lavadas
- 2 cebolas grandes cortadas em gomos ou pétalas
- 2 colheres (sopa) de ervas finas ou galhos de ervas frescas (alecrim, manjericão, tomilho, orégano)
- 1 pacote de uva passa branca sem semente
- Champignon em fatias
- Castanhas ou amêndoas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, pinoli)
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de Azeite Balsâmico 
- Azeite de oliva extra virgem

* Modo de fazer

- Pique a berinjela e os pimentões em cubos grandes, a cebola em gomos ou pétalas. 
- Misture delicadamente todos os ingredientes em uma assadeira, exceto as passas e as ervas finas. 
- Deixe as cabeças de alho cobertas pelos ingredientes, uma de cada lado da forma. Regue toda a mistura com uma porção generosa de azeite. Polvilhe as ervas finas, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.
- Retire do forno, mexa delicadamente e volte ao forno por mais 15 minutos ou até que os ingredientes esteja macios mas não cozidos demais, sempre colocando um pouco mais de azeite quando necessário (cuide para que a mistura mantenha um aspecto molhado).
- Adicione as passas e leve ao forno por mais 15 minutos sem o papel alumínio. 
- O alho cozinha e ganha uma textura agradável e sabor muito suave.
- Retire do forno, acerte o sal e está pronto para servir. Pode ser consumida quente ou gelada.


Está planejando um jantar? Caponata é um delicioso antepasto, um aperitivo leve pra ser servido com torradinhas ou pães de massa mais firme, perfeito quando é acompanhado de vinho branco.


Fica ótimo como lanche da tarde, servida sobre pão torrado com manteiga.


A caponata é muito versátil, deliciosa também em recheios de quiches, tortas salgadas, salgados assados e pizzas. É excelente com massas, sendo sempre uma ótima opção para quem não quer consumir carne.



Você pode servir a caponata como um prato principal, ou também como acompanhamento de saladas.

Uma receita e muitas possibilidades, tudo bem flexível, permite retirar, acrescentar e substituir ingredientes. O rendimento é ótimo, se estiver bem hidratada com azeite, guardada em recipiente de vidro com tampa bem fechado, dura bastante tempo na geladeira.

Desde que postei os pratos no Instagram e Facebook muita gente me escreveu pedindo a receita... Pronto! Promessa cumprida, demorei mas paguei! Uma dívida a menos com vocês! rsrsrsrsrsrsrsr

Quem testar me escreve depois pra contar se gostou... Combinado?

Beijos ♥

Um comentário:

Adriana Balreira disse...

Tays,
Amo caponata e acreditas que não sabia fazer! Amei a receita! E deve ficar mesmo uma delícia! Irei testar com certeza esse final de semana lá em casa!
Beijos
Adriana