Crianças e a natureza, um estímulo importante!

18:34 Tays Rocha 1 Comments



Oi pessoal! Vamos falar um pouco das nossas crianças? Como é a relação das crianças próximas de vocês com a natureza? Como elas interagem com o meio ambiente? Aqui em casa esse vínculo sempre existiu... Os meus pequenos gostam bastante, gostamos muito de estar em contato com a natureza, plantar e cuidar da jardinagem, das floreiras e da horta. Eu amo fotografar qualquer coisa relativa à natureza, é um tema que me encanta! E percebo que o Leo e a Mariana também se interessam muito. Em uma das reuniões bimestrais das crianças, conheci através da coordenadora da escola um projeto muito interessante divulgado pelo Instituto Alana, é o Criança e Natureza




Eu sempre gostei muito de plantas e acho super saudável que as crianças tenham essa experiência, tanto que desde muito pequenos sempre os deixei participar, e até hoje eles adoram. Não é apenas o fato de cuidar do jardim, de ter isso como uma atividade, mas sim de usar o tempo que tenho com eles estreitando e fortalecendo laços, conversando e principalmente os ouvindo, estabelecendo uma comunicação aberta e criando elos de confiança, coisa que na correria e atribulação dos dias, nem sempre fazemos... Além de benefícios relacionados a saúde, o contato com a natureza contribui também para o desenvolvimento integral: intelectual, social, emocional, espiritual e físico.



Com 3 anos ajudando a vovó a plantar gerânios, suculentas e temperos na horta!


Na horta plantando temperinhos e morangos, até hoje eles ajudam a cuidar e regar. E quando temos frutinhas, comemoram!


Depois de conhecer o projeto fiquei ainda mais interessada, pesquisei e li bastante sobre o assunto, e o que encontrei à respeito foi que essas atividades de jardinagem e envolvimento com o meio ambiente são super importantes, atuam diretamente na formação do senso de responsabilidade da criança, porque ela sabe que precisa cuidar das plantas para vê-las crescer; e também no senso de realização, porque sendo bem cuidadas poderão ver o resultado do plantio. A jardinagem, observação e envolvimento com o meio ambiente despertam a curiosidade na criança, e isso é também um estímulo ao aprendizado! A criança aprende a ter responsabilidade porque tem que cuidar, regar e etc...

Muita saudade da minha Marie! :'(




video

Eu tinha muitos, muitos temperos na minha horta, mas minha vizinha subiu mais um andar do sobrado e com isso eu acabei perdendo boa parte do sol, os temperos pararam de crescer, e acabei perdendo quase tudo. A solução que eu encontrei foi plantar em floreiras e trazer pra varanda, onde bate bastante sol pela manhã, e deu super certo!


No início do ano tínhamos plantado Kalanchoe em micro vasos nas janelas da casinha da Mariana, mas com o passar do tempo ficaram mirradinhos e resolvemos colocá-los na floreira com mais espaço e nutrientes, pedi pra que ela regasse, retirasse dos vasos e foi ela mesma quem arrumou a floreira, pra ela isso foi um acontecimento! Rsrsrsrsrsrsrsr...

E assim ficou a janelinha... Linda, linda! Escolhemos amor-perfeito porque era uma época mais fria, agora que está esquentando novamente colocaremos novas mudas. Renovar é preciso e faz bem! :)

Marie linda participava de tudo também, adorava ficar no meio da bagunça, muita, muita saudade! ♥

Depois de 2 anos de paciência, eis que temos pêssegos, docinhos, lindos... Uma delícia! ♥


Muita gente acaba desanimando e desistindo por não ter espaço, mas segue algumas dicas de como começar e o que fazer:

* Plante mudas e temperos em vasos e floreiras, caso não tenha, use caixas de leite cortadas ao meio!
* Use latas ao invés de vasos! A natureza agradece!
* Monte terrários! Basta usar cascalho, pedrinhas, areia, terra e é só plantar!
* Use ferramentas de jardinagem, ou improvise com facas sem ponta, espátula plástica e colheres.
* Aposte no colorido! As crianças adoram e se sentirão mais atraídas pelas flores!
* Estimule o uso de adubos naturais, cascas e sobras de verduras, borra de café, cascas de ovos.
* Incentive, ajude, mas deixe que a criança faça e brinque com liberdade, respeite seus limites.



Gostei muito do projeto, achei o video tocante, incrível! E por isso quis trazer aqui para compartilhar com vocês! Às vezes tudo é tão simples e a gente é que complica... Que possamos permitir que as nossas crianças sejam mais livres!

Beijos e boa semana! ♥


Leia também

1 amigos comentaram, comente também!:

Dani Castro disse...

Você é luz, inspiração pra nós. Me pergunto muitas vezes como vc dá conta mulher? Por isso você é a Wonder Woman, a Super Poderosa! Obrigada por dividir suas vivências enriquecedoras conosco! Você desenvolve a carreira de mãe com maestria! Bjs coloridos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...