Salada de frutos do mar, folhas verdes e ervas finas

12:41 Tays Rocha 16 Comments


Bom dia! Como foram de feriado? Aqui foi tudo em paz, tirei o dia pra descansar, repensar, refletir e agradecer por tantas bênçãos e coisas boas que tem acontecido na minha vida e da minha família. Hoje é dia de dar uma geral na casa, de atender alguns clientes online, de brincar com as crianças e aproveitar o dia lindo de sol que está lá fora. Dando continuidade aos posts que eu queria mostrar pra vocês, ainda das férias, hoje vamos de salada!

Essa salada não tem receita, é um prato de um restaurante italiano muito famoso de Curitiba, o Mangiare Felice. Meu sogro ama e foi através dele que eu conheci, sempre fui companhia pra dividir o prato, mas o fato é que é um prato muito caro e que das últimas vezes nos decepcionou, porque veio cheio de alface e tomates, camarão e frutos do mar que era bom, tinha que procurar com lupa e disputar a tapa... Resolvi então que quando tivesse oportunidade eu tentaria fazer algo parecido, mas resolvi adaptar, incluir alguns ingredientes e temperos, e fazer tudo do meu jeito. Modéstia à parte, ficou uma delícia, muito melhor que a versão original e gastamos 1/3 do preço... definitivamente pagar a grife do restaurante caro, nesse caso, nesse prato, não tem sentido.

Vou listar mais ou menos o que eu usei, porque faço sempre tudo a olho, raro seguir qualquer receita.

*Ingredientes

- 1 Kg de camarão vermelho médio descascado e limpo
- 350 g de marisco 
- 350 g de anéis de lula
- 350 g de polvo 
- 6 camarões-rosa gigantes (opcional)

* Os frutos do mar foram muito bem lavados, escorridos e temperados com limão, deixei descansar até praparar os outros ingredientes.

- 1/2 cabeça de alface americana
- 1/2 cabeça de alface frisante
- 1/2 cabeça de alface roxa
- 2 caixas de tomate-uva ou tomate-cereja (uva é mais adocicado, prefiro)
- 1 vidro de palmito 
- 1 vidro pequeno de alcaparras
- 1 vidro pequeno de champignon

- Pão baguete
- Manteiga ou margarina
- Azeite de oliva
- Alho fresco picado
- Flocos de alho, ou alho crocante (já prontos)
- Ervas Finas
- Orégano
- Limão
- Sal
- Pimenta do reino

*Mão na Massa


Não tenho medida pra temperos como alho e cebola, isso é sempre muito pessoal, aqui usei 4 dentes de alho bem gordinhos. Retire o bulbo central e pique miudinho, refogue na margarina ou manteiga com um fio de azeite de oliva para aromatizar, até ficar dourado.


Em seguida adicione os mariscos, devem ser acrescentados antes porque juntam muita água, deixando o camarão, lula e polvo borrachudos se permanecerem cozinhando juntos. Sempre que for necessário refogar algum ingrediente que junta água, em geral carnes, deixe um "buraco" no centro da panela, o caldo que se forma fica acumulado ali e evapora mais rápido, diminuindo o tempo de cozimento.


Quando o marisco estiver bem refogado e o caldo tiver diminuído bem, acrescente os anéis de lula e o polvo em pedaços, evite mexer muito, mexa ligeiramente de tempos em tempos. Quando estiver branquinho e firme como na imagem, está cozido.


Por último acrescente os camarões, tenha em mente que eles não podem ultrapassar mais que 5 min em cozimento, de macios ficam borrachudos. Polvilhe sobre eles as ervas finas e o orégano, não esquecendo de esfregá-los entre as mãos, é dessa forma que se ativa o aroma e libera os óleos essenciais, que tem muitas propriedades medicinais. Acrescentei alho em cubinhos, comprado já pronto.

Pode ser que nessa etapa tenha se formado mais caldo novamente, se isso ocorreu, use uma escumadeira para retirar os frutos do mar e reserve. Diminua o caldo em fogo baixo, reduza a uma pequena porção que vai servir apenas de molho pra salada. Depois misture tudo novamente e deixe esfriar.


Comprei 6 camarões gigantes para decorar, abri, limpei bem e fiz um corte no meio, no sentido longitudinal, enrolei os camarões em espiral e refoguei junto com a mistura. 


O restante da salada não tem segredo, basta misturar todos os ingredientes, as folhas, os tomatinhos cortados ao meio, palmito em pedaços grandes, champignon em fatias e as alcaparras (não esqueça de deixar de molho alguns minutos para tirar o excesso de sal). Em seguida misture delicadamente o refogado de frutos do mar com o molho que restou, corrija o sal e pimenta do reino, tempere com limão, polvilhe mais alho e ervas se achar necessário e regue com fios generosos de azeite de oliva.


Faço as torradas da forma mais prática possível, em um recipiente eu misturo manteiga ou margarina, um pouco de azeite de oliva, orégano, alho cru ou pronto e passo nas fatias de baguete com uma colher, depois é só colocar no forno, esperar dourar e pronto. 

Mas aí a pessoa se distrai conversando, tirando fotos e fica de bagunça na varanda... e engata numa conversa boa com as visitas do sogro, e pronto... tá lá... meia dúzia de torradas tostadas além da conta... rsrsrsrsr. Ainda bem que deu tempo de correr.... entre mortos e feridos salvaram-se todos! hahahahahah... faz parte!


Rendeu muito bem, essa travessa grande, e mais uma redonda, muito bem recheada de frutos do mar, com camarões de bom tamanho. Ficou uma delícia, muito saborosa e aromatizada. Fui aprovada com louvor, muitos elogios e sobrou um tiquinho de nada, bom demais fazer coisas boas, agradar as pessoas, colocar carinho no que faz, trazendo conforto e prazer.

Em relação a custos, o valor que meu sogro pagava na salada magra que era o suficiente pra nós dois, foi o mesmo que gastei nessa salada super recheada e caprichada e jantamos em 5 pessoas que comiam muito bem! Esse certamente é uma das receitas que repetiremos outras vezes.

Mariana cunhadinha, eu, Sandra e Irenes, minha sogra.

Minha cunhada estava no balneário ao lado, e veio nos visitar, Sandra também, ela e o marido são amigos dos meus sogros. E uma noite meio monótona e chuvosa, que nem tinha nada programado, virou em festa! E daí que a gente estava na praia, né? Sem glamour, sem maquiagem, de roupas simples, preguiça grau 1000 e Havaianas... mas o que importa é que comemos essa salada deliciosa regada a champagne, falei que ia mandar essa foto pro #mulheresrhykas.... cof, cof, cof, cof... Sandra é divertidíssima, professora, linda, de bem com a  vida e só bebe champagne (gente chique é outra coisa...), acompanhamos a visita, foi uma noite agradável e divertida que se estendeu madrugada adentro e gargalhadas afora!  Pra quem não quis a salada, minha sogra fez uma senhora pizza, ela é italiana purinha e faz desde a massa, resumindo... comer pouco e combinar alimentos é para os fracos, a gente come muito, mistura tudo e somos é felizes! kkkkkkkkkkkkkkk.




Ó pra sua salada mamãe! Prefiro meu "milho vedi" e pizza da vovó...






Mariana se atracou no "milho-vedi" e na pizza, Leo foi pra fora treinar, estava aprendendo a andar de bicicleta sem rodinhas, e enquanto não tomou a água do coco que ele mesmo colheu, não deu sossego pra minha sogra... "Mamãe vou lá fora, essa salada tá muito fedida" #sofro...

Por pura falta de opção e pra não me estressar, sou sempre muito democrática, sempre tem opções pra escolher, porque aqui em casa um não come isso, outro não come aquilo e o outro maior ainda, não come nada daquilo outro... minha vida é fácil como vocês podem perceber... rsrsrsrsrsr.

Agora vou preparar nosso almoço, curtir o sol e as crianças. Desejo um bom final de semana a todos, aproveitem o dia, divirtam-se :)

Beijos ♥♥♥

16 amigos comentaram, comente também!:

Páscoa 2013 - Printables e ideias

10:36 Tays Rocha 8 Comments

Todo ano eu sempre faço posts bem completos e detalhados em datas festivas, mas esse ano foi mais corrido, a Páscoa chegou mais cedo e eu não consegui fazer nada direcionado como eu realmente gostaria. Como já fiz vários posts em anos anteriores, resolvi trazer algumas sugestões que eu gostei muito e fazer um resumo dos posts antigos pra quem tiver interesse em dar uma olhadinha. Sempre falta algo na decoração, uma ideia de presentinho pra alguma amiga ou professora, e inevitavelmente deixamos pra última hora. Vem, tem ideias lindas, baratas e fáceis! Corre que dá tempo! rsrsrsrsrs

via Crafts by Amanda

O projeto original sugere que esses pintinhos coloridos feitos de colheres e colocados assim em vasinhos, sejam marcadores de lugar à mesa, e depois os convidados podem levar como lembrancinha. Nem todo mundo tem esse hábito de decoração, mas a ideia é tão linda e singela que pode ser perfeitamente adaptada e usada também como lembrancinhas em festas infantis.

Páscoa 2012

Ano passado fiz esses vasinhos com tecido e margarida de furadores, um presente rápido e que fez muito sucesso entre as professoras dos meus filhos, clique na legenda da foto e veja mais detalhes.

via Spoonful

Essa guirlanda de ovos é um ideia simples, fácil e bem baratinha, os ovos de plástico podem ser comprados em lojas de artigos populares, depois basta furar e passar o cordão.

Cachepôs que viraram cestinhas

Nesse post eu mostro alguns cachepôs que estavam parados aqui em casa, com técnicas de scrap decor eles ganharamn roupa nova e cara de cestinhas de Páscoa. Clique na legenda da foto e veja os outros modelos que fiz.

Coelhos em Pintura Country

Esse coelho que eu chamo carinhosamente de "Coelho Pernudo" é um projeto Duna Atelier, bem como os outros baleiros que aparecem no post, todos foram pintados usando técnicas de Pintura Country, e as caixinhas com decoupage e scrap decor.

Especial de Páscoa - Dicas de decoração

 Muitas dicas e ideias de decoração, servir à mesa, enfeites, cordões, topiarias e etc...

Costuras lindas para Páscoa

Esse post traz muitas dicas de costuras direcionadas à Páscoa, de embalagens a decoração, muitas ideias e inspirações, e muitos links com tutorial. 

Projetos com scrap digital e pintura country
Sugestões de presentes artesanais para a Páscoa

 Pra quem é fã das caixinhas, postei aqui uma parte do que produzi no ano passado, mesclando técnicas de decoupage, estamparia, provençal e pintura country. Utilizei também gravuras em scrap digital e para finalizar, técnicas de scrap decor.


Gravuras de Páscoa para impressão

Selecionei várias gravuras nesse post, todas em boa resolução, podem ser usadas em montagens, cartões, ou impressões para decoupage, sem custo algum.


via Etsy

Gravuras no estilo patchcolagem, podem servir pra decoupage e também como moldes para patchcolagem, basta clicar na gravura e salvar.


via Receber e Celebrar

O blog Receber e Celebrar está disponibilizando gratuitamente esse kit lindo e fofo, basta baixar o arquivo, imprimir e usar. Ainda não providenciou decoração? Corre lá que dá tempo :)


via Catch my Party


via Itsy Belle

Mais dois printables lindos e delicados, o primeiro tem todos os itens necessários pra uma festa ou decoração completa, e essa coelhinha ganhou meu coração... rsrsr.


Printables - Especial de Páscoa

Nesse post somente printables, são embalagens, festas completas, cartões e tags.


Sweet Spring


Happy Easter

Kits de scrap digital, vários itens tão delicados e que podem ser usados fora do tema Páscoa, os papéis estão lindos! 

Creio que pra quem deixou tudo pra última hora, e está à procura de projetos simples e fáceis, aqui temos inúmeras opções, em vários estilos e técnicas, pra todos os gostos! Espero que seja útil pra vocês, e traga inspiração e cores para a Páscoa.

Beijos e um bom feriado à todos ♥



8 amigos comentaram, comente também!:

PAP - Embalagem em scrapbooking com visor

08:24 Tays Rocha 8 Comments

Vila do Artesão

Pra quem é novo por aqui e não sabe, sou uma das colunistas fixas da Vila do Artesão, contribuo com aulas de scrapbooking, arte em papel, cartões, sugestões para festas, embalagens e etc... Os projetos que vão para a Vila, são exclusivos e desenvolvidos especialmente pra eles, e por esse motivo, não são publicados aqui no blog, mas sempre que lançamos novas aulas ou dicas, eu venho aqui avisar vocês. Ontem foi ao ar esse projeto da foto, uma embalagem para doces com visor, que permite ver o conteúdo e que dá um efeito muito legal.

Essa é a minha contribuição de Páscoa, que variando cores e tema dos papéis pode ser usada em outras ocasiões também. Esse projeto é simples, rápido e barato, com uma folha de scrap, você faz a base para três embalagens, sendo que o restante são apenas retalhos de papel. Convido vocês a me visitarem na Vila pra conhecer o passo-a-passo. Quem quiser deixar um recadinho por lá, ficaremos felizes, eu e a Cris! Esse retorno de vocês é muito importante pra nós!

Esse projeto conta com o apoio e patrocínio da Toke e Crie, a quem sou grata sempre pela parceria! Espero que vocês gostem e se fizerem me mostrem, adoro ver as criações de vocês! E abaixo eu deixo mais alguns links de projetos de aulas que eu já publiquei na Vila, sempre tem gente nova chegando e pode ser útil. Acompanhem o blog, acompanhem a Vila, nossa próxima aula terá a delicadeza do tema bebês, não percam!

Cartão de Corujinhas

Porta-retrato em scrap decor com envelhecimento

Cupcake toppers para decorar sua festa

Customizando sacolinhas de papel com técnicas de scrapbooking

Essas são algumas das aulas com passo-a-passo disponíveis lá no blog da Vila, cliquem na legenda das fotos e serão redirecionados. Na semana que vem pretendo postar peças novas, além de algumas novidades, fotos de viagem e outras coisinhas da vida diária, espero vocês por aqui!

Beijos ♥♥♥

8 amigos comentaram, comente também!:

Latinhas porta-moedas em scrap decor

08:03 Tays Rocha 7 Comments


Recebi essa encomenda de uma cliente muito querida do Facebook, que me pediu pra fazer quatro latinhas, duas para meninos e duas para meninas. A ideia é que as latinhas servissem para fazer a troca dos dentinhos pelas moedas da "fada do dente". A criança coloca o dentinho à noite e pela manhã confere se ganhou as moedinhas... e acho que elas seriam muito úteis para as mamães que querem guardar os primeiros dentinhos de leite também, independente do hábito de alimentar a fantasia da visita da fada, ou não. 



Eu gosto de trabalhar com liberdade, que os clientes me deixem livre e à vontade para compor e criar, mas com um direcionamento bem definido, sendo assim, eu peço a maior quantidade de informações possíveis para execução dos projetos, tamanho, cores, motivo, estampas, brilhos ou não, botões, fitas e etc... Minha cliente me pediu duas latinhas para meninas, uma em tons de rosa e pink e a outra em tons de roxo e lilás.



Para os meninos foi escolhido o azul e o verde como cor principal, mesclados com tons coloridos e conforme ela escolheu, cores bem vivas e alegres, sem as asinhas e sem a varinha. 



* FICHA TÉCNICA

- Papéis para scrapbooking (cardstock, básico e dupla-face), furadores (redondo médio e max, escalope grande), botão, cola, fita-banana e fita dupla-face; tudo da Toke e Crie.

___________________________________________________________


Não desisti de manter o blog atualizado, não mesmo... mas ainda estou caminhando a passos leves e lentos, reorganizando as coisas do meu jeito e no meu tempo, mas é claro, sem deixar de produzir, de criar, de manter a minha rotina diária, de fazer as coisas que gosto. Essa semana teremos aula nova publicada na Vila do Artesão, material chegando para novos projetos Toke e Crie e parcerias que já deveriam ter sido lançadas há muito tempo.... Estou com alunas particulares de Arte Francesa, e montando turmas de aulas aqui em casa mesmo, na minha humilde residência... rsrsrsrsr, de cartonagem, scrapbooking, scrap decor e talvez (ainda não decidi) forração de caixas com tecido e pintura country. Vendendo, vendendo e vendendo muito bem, espalhando as cores lindas da True Colors por esse norte quente onde moro \o/

Estou também com projetos novos, realizando algumas coisas pessoais que eu quis por muito tempo, que estão me exigindo estudar novamente, parar, entender e sobretudo praticar, tudo de forma autodidata, e ocupando boa parcela do meu tempo (e isso tem me feito muito feliz). Novas peças e produção saindo do forno, além das encomendas de sempre. Logicamente que se eu priorizo um lado, o outro tem que esperar um pouquinho, e por isso ainda não consegui voltar pra academia, voltar pro meu serviço voluntário, voltar a blogar como eu gostaria, mas a gente não pode ser, ter e fazer tudo ao mesmo tempo né? Quero sim conciliar tudo, mas aos poucos, sem stress nem cobranças. Precisei estabelecer prioridades pra dividir e aproveitar melhor meu tempo, não deixar a ansiedade chegar (difícil hein?), não deixar nada pelo meio do caminho, com a sensação de frustração.... Continuo me cuidando, e essa semana emagreci mais um pouquinho, tudo engrenando do jeitinho que planejei, quero e preciso. 

É isso queridos, levando a vida com alegria, transparência e leveza, devagar mas nem tanto... nada de usar de desculpas pra parar no meio do caminho, sem objetivos, sem realizações, sem lutar pelo que se quer, e ficar olhando a vida passar e esperando a correnteza levar, a gente tem que no mínimo, acreditar e lutar pelo que quer! E não esquecer que o caminho é em frente, sempre!

Beijos ♥


7 amigos comentaram, comente também!:

Chá de bebê ursinho em scrapbooking

14:16 Tays Rocha 10 Comments


Estou bem atrasada com minhas postagens de encomendas e novos trabalhos, hoje fui dar uma olhada na pasta de fotos e tenho 17 projetos não postados... estou reorganizando tudo aqui e vou mostrá-los aos poucos pra vocês. Junto com essa minha nova fase de desapego e reorganização na minha casa e na minha vida, tentando também essa prática aqui no blog, deixar tudo em dia e organizado, nas próximas semanas, muitas fotos, aqui e no Facebook, de assuntos diversos.

Esse projeto eu fiz com muito carinho pra Cissa Branco, pra celebrar a chegada do Antônio, seu primeiro sobrinho. Cissa estuda italiano, e me pediu pra fazer essa montagem em scrap digital, o ursinho foi o tema escolhido, tudo em verde clarinho e bege, e a oração Ave Maria. Após a montagem, fiz a impressão a laser colorido, em papel couchê adesivado semi brilho, uma a uma cortadas com guilhotina. As gravuras enviadas foram coladas em uma caixinha que a Cissa revestiu com tecido, onde foi colocado também um ursinho de sabonete, e outros mimos providenciados por ela. 

Para fazer a montagem eu usei o Photoshop e o kit de imagens do Armazém Criativo, da querida Cris Oliveira, que me atendeu com todo carinho e atenção, prontamente. Recomendo muito, os kits são lindos, de muito bom gosto, resolução excelente!








As cores escolhidas foram verdinho claro, bege e marfim. Os convites foram feitos em forma de envelope, no modelo de saquinhos de chá, dentro de cada um deles um saquinho de chá de hortelã com as especificações do presente. Fiz um medalhão oval com o nome do bebê para fechar cada um dos envelopes, na parte interna usei um disco redondo de fita-banana pré-cortada, super prático, rápido e acabamento perfeito.




Medalhões feitos com furador redondo e escalope, iniciais do nome riscadas com gabarito de letras, cortadas à mão com tesoura e detalhes com estilete. Essas peças foram todas com fita dupla-face no verso, para serem coladas em alfajores.



Já fiz tanta coisa na minha vida, em artesanato praticamente de tudo já... Há alguns anos atrás produzia sabonetes em escala semi-industrial, fornecia pra vários lugares, empresas, clínicas, e etc... Por muitos anos trabalhei com essa linha de perfumaria: sabonetes, aromatizadores de ambiente, renovador de lençóis, sabonete líquido, glicerinado, perolado, com elementos; além de shampoo, condicionadores, hidratantes, sais e óleos de banho. Desenvolvi várias fórmulas de sabonetes de tratamento para a pele, contendo óleos essenciais, extratos oleosos, extratos glicólicos, ervas medicinais, manteigas e vários componentes naturais. Pra quem ainda não sabe, sou farmacêutica e meus conhecimentos de farmacotécnica e manipulação de cosméticos na faculdade me serviram também pra isso. Quando passei a me dedicar mais à pintura, acabei gradualmente parando, hoje faço para presentear, faço pra nós aqui em casa, e eventualmente atendo algum pedido de amigas, como foi nesse caso. A Cissa me pediu, me perguntou se eu faria e eu a atendi, fiz sabonetinhos de 50g, de ursinhos verdinhos com aroma Mamãe e Bebê, ficaram fofos e uma delícia.... Tive que fazer alguns extra, porque a Mariana e o Leo me deixaram quase louca, amaram os ursinhos ♥

* FICHA TÉCNICA

- Kit digital "Baby Zoo" do Armazém Criativo.

- Tesoura, estilete, gabarito de marcação, base de corte, cola, fita-banana redonda e fita dupla-face, tudo da Toke e Crie.

___________________________________________________________________

Esse é o tipo de encomenda que adoro fazer... delicadezas, suavidades, fofuras...  e ainda de quebra um cheirinho bom demais espalhado pela casa. Impossível não amar o que eu faço, a profissão que escolhi pra minha vida, que na verdade foi um presente que eu me dei ao fazer as escolhas que fiz, que fazem meu coração feliz!

Beijos e boa semana ♥♥♥

10 amigos comentaram, comente também!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...