Passo-a-passo de stencil, landscape e fundo branco - Time Criativo True Colors

14:44 Tays Rocha 8 Comments

Estou mais que atrasada e em débito com as postagens do Time Criativo da True Colors, que deveriam ser sempre aos sábados... mas as coisas estão corridas e fora do lugar. Independente disso, eu tenho usado os produtos e feito muitas coisas lindas! E enquanto eu pensava no que trazer prá cá, porque gosto sempre de colocar novidades e até mesmo uso alternativo dos produtos, lembrei de algo que muita gente me pede, tem dúvida e já recebi vários e vários emails por conta disso: STENCIL. Muita gente fala que não sabe fazer e a principal queixa é que vaza, borra, que a tinta escorre por baixo. Então hoje nós vamos de básico, vamos aprender a fazer stencil com perfeição e sem stress, e todos que reclamam, que tem dúvidas, verão que não tem maiores dificuldades, além apenas de paciência e cuidado. Prá mostrar a técnica prá vocês, eu fiz essa moldura que é a base de um cenário lindo que montei usando os Gabaritos de Marcação de bichinhos e alguns furadores.


Prá iniciar o trabalho, pintei uma moldura com PVA Branco, até que ficasse bem fechado e com cobertura perfeita, essa é outra dificuldade da maioria, e o segredo é tinta de boa qualidade e paciência para 4 ou 5 demãos, apenas isso... rs. Eu costumo dar duas demãos com pincel de cerdas macias, uso a Linha Vermelha 484 da Condor porque marca muito pouco, depois eu lixo muito bem a peça, usando lixa P320, que dá um acabamento bom, suavidade ao toque e não arranha a peça. Em seguida eu dou as duas demãos seguintes com pincel e em seguida aliso a peça com rolinho de espuma, o que deixa um acabamento impecável e sem marcas, se necessário eu dou mais uma demão prá finalizar, nessa peça eu dei 4 demãos e o resultado ficou excelente. Para fazer o cenário eu queria dividir em céu e terra, técnica que chamamos de Landscape, optei por um azul e um verde suave, já que queria "grama" na parte inferior. Usei o Spray Colors Hortênsia Mate para fazer o céu, e para fazer aquele "nublado" à direita, apenas dei batidinhas com a esponja úmida; na parte inferior usei Spray Colors Pistache para compor a grama e deixei que as cores se mesclassem suavemente. Como o jato do spray se espalha eu fiz isso antes de finalizar a pintura da borda da moldura, então, só depois eu passei as demãos de branco que faltavam, ficando assim um acabamento perfeito e sem respingos.


E sabem aquela hora que você quer muito fazer um negócio e... você não tem a cor? Então... acontece com as melhores crafters... rsrsrsr. Eu queria um tom de tijolo, telha, mas eu não tinha, o que mais se aproximava era o PVA Ferrugem, mas que eu achei muito puxado pro laranja, fora isso eu tinha vermelhos e marrons. Então nada que uma boa mistura não resolva né? Coloquei no pratinho uma quantidade de PVA Ferrugem e acrescentei um pouquinho de Tinta Acrílica Special Colors Laca Vermelho, e a mistura ficou perfeita, exatamente a cor que eu queria inicialmente. E artesanato é isso também, inventar, inovar, misturar, brincar com as cores! Misturei bem até que ficasse homogêneo, tudo num único tom, as duas tintas bem incorporadas uma à outra. E problema nenhum misturar Tinta Acrílica com PVA, já que as duas são à base d'água.


Detalhes importantes para um bom stencil... posicionamento do molde vazado, retinho e bem fixado, você pode até fixar com fita crepe, mas ainda assim ele fica com aberturas por onde a tinta pode vazar, então nesse caso, eu recomendo o Stencil Fix, principalmente prá quem não tem prática. Esse produto é um novo produto da True Colors que cola temporariamente o molde na superfície a ser aplicada, sem estragar o molde e sem comprometer a pintura da peça, ele fixa o stencil por inteiro e não deixa nenhuma frestinha por onde a tinta possa escorrer, é muito útil e funcional. Outro detalhe é a escolha do pincel, eu uso os pincéis da Condor, da Linha Natural 462, que é um pincel específico para stencil e luz seca, uma espécie de brocha de cerdas arredondadas e duras. É necessário que seja um pincel assim porque se for um pincel macio, ao bater ele borra a tinta, e as cerdas se dobram. Algumas pessoas usam um produto espessante para engrossar a tinta, confesso que já testei, mas não senti grande diferença, achei desnecessário e dessa forma que eu vou ensinar abaixo, realmente não precisa, até porque as tintas da True Colors já tem uma consistência excelente.


Eu diria que de tudo que eu vou explicar aqui, esse ponto é o principal, a informação primordial para um stencil bem feito e bem acabado e aqui está a resposta prás dúvidas da maioria de vocês que me escreveram perguntando sobre como evitar os borrados e o extravazamento. Na parte de cima da foto, está a tinta pura, nela vocês vão molhar e carregar o pincel, em seguida vão esfregar esse pincel como está do lado direito, retirando todo o escesso, deixando o pincel apenas sujo. E na hora de fazer o stencil, o ponto ideal é como está mostrado à esquerda, aquele leve esfumaçado, o ponto correto é esse mesmo, apenas um sujinho, quase sem nada de tinta, o efeito deve ser praticamente seco. Sei que muitos já vão questionar que fica claro e transparente, e se quiserem um efeito bem fechado como faz? O segredo do stencil é justamente esse, saturação. Quanto mais fechado você quiser seu stencil, mais camadas você vai sobrepor, até chegar no tom desejado.


Stencil devidamente posicionado com Stencil Fix, pincel com pouca tinta, já esfumaçada como expliquei acima e vamos começar a fazer. Bater sempre com o pincel na vertical, levemente inclinado, sempre dar as primeiras batidas no centro dos desenhos porque o pincel está com mais tinta, depois é só bater nas bordas com cuidado, vá alternando as batidas, para não formar linhas e faixas inteiras mostrando o movimento repetido das batidas.


Retirei o stencil prá vocês poderem ver a evolução do resultado, eu cobri mais do lado esquerdo, dá prá ver que está mais forte né? E deixei mais claro do lado direito, prá vocês entenderem a diferença de preenchimento da tinta. Agora é só continuar batendo e reposicionando o stencil à medida que for necessário.


Aqui fui batendo no centro dos tijolinhos prá diminuir a carga de tinta do pincel, em seguida com o pincel praticamente seco, só sujinho... eu voltei batendo as bordinhas e delimitando os tijolinhos, sem o risco de borrar.


Por ser um "muro" de tijolos eu fiz o stencil alternando a cobertura, em alguns lugares eu deixei mais claro e em outros eu deixei mais escuro, também porque não gosto de tudo iguazinho, engessadinho... acho que perfeição demais nesses casos tira a vida e o realismo da peça. Aqui está a moldura pronta prá fazer meu cenário, que na verdade já está pronto e em breve eu posto prá vocês. Prá finalizar, passei duas camadas de Verniz Acrílico, alisando sempre com o rolinho de espuma tirando todas as marcas e dando um acabamento perfeito.

O molde que eu usei aqui é o  Stencil 14,8 x 21 Tijolos (8582), um stencil que eu adoro e já usei várias vezes, inclusive nesse pap de customização de ecobag. É super versátil e multiuso, é um daqueles que realmente vale adquirir.

Posso ter esquecido de colocar algo ou explicar alguma dúvida de vocês, se tiverem alguma dúvida ou quiserem perguntar algo, entrem em Contato que terei prazer em ajudar. Espero que vocês tenham gostado, que seja útil e que eu tenha conseguido passar à vocês de forma clara.

Beijos e boa semana ♥

8 amigos comentaram, comente também!:

Chá de Bebê - Printables, decoração e dicas

17:40 Tays Rocha 20 Comments

Apesar desse post de hoje ter como título Chá de Bebê, as ideias e dicas que coloquei aqui, em grande parte servem prá qualquer tipo de festa, com criatividade tudo pode ser bem adaptado e as ideias aqui podem ganhar as festas infantis e outras comemorações. Fiz várias pesquisas, selecionei algumas ideias, printables e imagens de decoração que gostei, são projetos simples e possíveis de fazer. Prá quem não viu, eu coloquei aqui como foi o chá de bebê da minha Mariana e algumas dicas também!

Vamos começar do começo?

* Antes de qualquer coisa, definir exatamente o número de convidados, quantos adultos e quantas crianças.

* Definir a decoração, se for o caso um tema, mas principalmente uma cor base.

* E o principal prá que tudo saia dentro do previsto, saber exatamente do quanto você dispõem prá gastar, e se você não tem muito, não se preocupe, da prá adaptar muito e fazer coisas lindas!



Via Cards by Kaylee

Via Jilly Bean Soup

Convitinhos em forma de fraldas, que podem ser simples, apenas recortados, ou então use a sua criatividade e enfeite com papéis de scrap, tags, medalhões com o tema ou inicial do nome, rendinhas e botões. O arquivo com o template está disponível aqui, e tem também um modelo lindo de flor que dobra as pétalas.

Via Event Now

Esse convite também é simples, mas requer furador escalope redondo para os detalhes da gola e perninhas, caso você não tenha, pode usar fitinhas ou rendas. O template está disponível aqui, onde também tem outros modelinhos e sugestões. 

Via A Path of Paper

Se prás meninas fofas e delicadas tem convite de vestidinhos, pros meninos sapecas e levados da breca tem convites de macacão! Amei, achei criativo e lindo! O molde do macacão está disponível aqui e do vestidinho aqui, os arquivos estão pequenos, mas é só ampliar e fazer o molde no tamanho que você desejar.

Via The Pleated Poppy

Esse foi outro modelo que amei, pela simplicidade e facilidade de fazer, papel branco com impressão, que pode ser feito na impressora doméstica mesmo,  retalho de tecido cortado no formato do carrinho e botões para as rodinhas. Se você não tem máquna de costura, faça o tracejado com caneta fininha, se quiser deixar mais enfeitadinho, faça um furo na lateral e passe uma alça ou lacinho de fita.

Via The Online Stuff

Você também pode fazer o seu convite usando uma imagem de gravidinha, basta imprimir usando um papel com o dobro do tamanho e depois dobrar ao meio em forma de cartão, ou uma alternativa que gasta menos papel... imprimir a ilustração na frente e as informações do convite no verso. Clique na imagem para ver o arquivo em tamanho original.

Convites

Cartões de agradecimento
Minicartões

Capa para cupcakes

Separei esse set de printables da Green Apple Paperie porque achei lindo, delicado e multiuso. Essas imagens acima servem tanto prá um chá de bebê, quanto prá um aniversário, sendo que no caso de chá, onde aparece a palavra "Happy Birthday", podemos escondê-la colando sobre ela uma flor, borboleta ou algo que esteja coordenado com a decoração. O arquivo está disponível em dois jogos de cores, azul e verde, rosa e lilás. A designer do projeto montou o kit coordenado com convite, toppers e capas para cupcakes, cartões de agradecimento para as lembrancinhas, rótulos para barra de chocolate e garrafinhas,  bandeirolas "happy birthday", convites e minicartões em branco para você personalizar da forma que desejar. Para baixar o set azul e verde clique aqui e para baixar o set rosa e lilás, clique aqui.

via Hostess Blog

Achei bem bacana essa ilustração, bem simples, com um ar meio vintage, nesse link tem opção de download em quatro cores: colorido, amarelo, azul e vermelho. Você pode imprimir, colocar em um porta-retrato e compor uma decoração com coisas que você já tenha em casa. 

Via Rachel Ray Magazine

Ainda na temática vintage/retrô que está super em alta inclusive para bebês, encontrei essas embalagens para chocolates ou docinhos, basta imprimir e usar, ou inspire-se e faça as suas em scrapbooking. Os modelos estão disponíveis aqui para download.

Via Hostess Blog

Via Hostess Blog

Essa coleção está linda e bem completa, disponível para download aqui na versão rosa e aqui na versão azul, acesse os links e veja a forma que foi usada na decoração, ficou lindo e imponente!

Via Hostess Blog

E prá quem gosta de tons mais fortes e corujinhas, pode baixar esse kit aqui.
 



Via Printable Party

Amei esse coloridão!!! Será? Será? rsrsrsrsr... Além de lindo, ele está super completinho! Para baixar os arquivos acima, clique nas imagens.





Via Alpha Mom

Lindo e suave esse de elefantinhos, tons neutros e delicados, nesse kit tem os cupcake toppers, as bandeirolas e o convitinho em branco, clique aqui para baixar.


Via Fresh-Linen

Eu amo a mistura de marrom com tons bebê, seja rosa, azul ou verdinho! E simplesmente amei essa composição, o kit inclui os convitinhos (inglês), cupcakes toppers de elefante e girafa, os rótulos para garrafinhas ou porta-guardanapos, sendo que os toppers podem ser usados nas lembrancinhas e em outras partes da decoração. Clique aqui e veja os links para download.



Via Sabby in Suburbia

Achei esse kit de macaquinhos muito fofo e gostei dos tons, tudo muito suave. Esse kit inclui convite personalizável, selos redondos que podem ser usados na decoração, lembrancinhas e cupcake toppers, e as bandeirolas. Os arquivos estão disponíveis para download aqui.






Essa foi a fraldinha da Mariana, com jujubas ou gominhas, opção barata, simples e linda, tanto prá menina quanto prá meninos, eu fiz usando tecido, mas pode ser usado guardanapo colorido também, veja aqui como fazer.

via Baby Shower Diapers

Esses sapatinhos não tem pap mas são super fáceis de fazer, são montados usando um copo plástico de cafezinho e na frente uma bola de algodão, cobre tudo com papel seda e pronto! Pode encher com balinhas e jujubas, pode enfeitar a mesa ou pode ser também uma lembrancinha bem econômica. Lembrando que não precisa ser assim branco e sem graça.. rsrs. Tem inúmeras opções de papel seda estampadinho.
Via the Hostess Blog

via The Cake Blog

Via Glorious Treats

Via The Bear Naked Truth

Super fácil de fazer, dá uma "vista" incrível na mesa, nós fizemos no chá da Mariana e não sobrou um, como fizemos de última hora, apenas passamos metade do marshmallow rosa no chocolate ao leite, nem decoramos assim. Prá quem quiser decorar, é super simples, pode ser usado chocolate preto, ou chocolate branco com corante alimentício, granulado, bolinhas de chocoball, açúcar colorido e etc... Para complementar, confeti colorido, ou as miniaturas que usamos nos cupcakes, as opções são muitas, vale a criatividade! Prá baratear, ao invés de fazer a base coberta de confeti, use papel seda amassadinho ou rococó, aqueles que embalam balinhas de coco, são torcidinhos e ficam uma graça!

Eu simplesmente amei a suavidade e leveza dessa composição, infelizmente, mesmo pesquisando muito, eu não tenho a origem da imagem, mas o que posso destacar daqui são os pompons, os cordões de círculos de papel e as cores escolhidas, simplesmente perfeito!

Via The Busy Butgeting Mama
Via The Celebration Shoppe

Os pompons são peças que ficam grandes mas não perdem a leveza, substituem os balões, são muito mais baratos porque são feitos de papel seda e barbante, nada mais. Coordenando os tons, dá um efeito lindo na decoração e tem sido cada vez mais usado, é uma tendência forte nas festas modernas, dentro do conceito de scrap party. Você pode usar bandejas ou mesmo pratinhos brancos e coordenar o pompom com retalhos de papel de seda colorido na decoração da mesa. 

Aqui estão algumas sugestões e dicas prá quem pretende organizar um chá de bebê, seja gastando muito ou pouco... tudo vai depender das adaptações que forem feitas. Esse assunto de festas e eventos em geral é um assunto apaixonante e inesgotável prá mim, portanto teremos mais posts, se eu fosse colocar aqui hoje, tudo o que eu separei... o post ficaria interminável. 

Esse post surgiu de uma conversa com a Carine Gimenez que está grávida de um menino e queria algumas ideias pro chá que será em breve, e sei que mais amigas como a Eliene, Val Gouveia e a Cibele que também estão de bebê à bordo, poderão aproveitar algumas dicas e ideias.



Comprei dois livros maravilhosos de Cake Pops e Cupcakes, o de cupcakes com receitas adaptadas ao Brasil, porque aquele buttercream, sejamos francos, ninguém merece! Pretendo fazer e colocar algumas receitinhas, mais alguns printables e ideias de decoração, incluindo dicas de utilização dos gabaritos da Toke e Crie de bebê, que foram criados prá isso, bem como dos furadores. Uma série especial de lembrancinhas, comidinhas fáceis e mais alguns itens de decoração como cataventos, topiarias e cordões.

Voltem prá ver que teremos muita coisa bacana em breve! Devido à mudança estou com tudo bem atrapalhado, mas faço questão de trazer sempre posts com conteúdo de qualidade e bem ilustrados, mesmo que não tão frequentes, afinal qualidade é melhor que quantidade sempre, né?

Beijos e um excelente final de semana ♥

20 amigos comentaram, comente também!:

LO My baby flower - Curso na Creare

23:52 Tays Rocha 12 Comments


Nesse sábado 29/10, estarei na Creare, no lugar do Make & Take, à pedido das alunas, teremos um curso bem bacana, com montagem de um layout bem feminino e floral, prá comemorar a chegada da primavera! Usei uma foto da Mariana com 5 meses, o título será à critério de vocês, OK? 

Como não trata-se de Make & Take e sim de um curso completo com mais de 2h de duração, funcionará de uma forma um pouco diferente das demais aulas. A aula é gratuita, uma cortesia da Toke e Crie, o custo que vocês terão será apenas da aquisição das folhas que compõem o projeto, os adesivos e botões são opcionais, assim fica acessível prá todo mundo!


Trabalharemos montagem de flores, com sobreposições.


Envelhecimento do papel, distress, rolling paper, carimbo e costura


Muitos recortes, arranjos e sobreposição de flores, usando também a nossa nova linha de Adesivos Strass.


Reaproveitamento de retalhos e técnicas de envelhecimento.


Borda em journaling à mão, detalhe da cantoneira com chalk e stencil (será cedido na aula sem custo algum).

O projeto ficou alegre, colorido e ao mesmo tempo leve! Se você gostou, não perca, as vagas são limitadas, apenas 10 vagas por turma. Para maiores informações, entre em contato com a Fernanda e a Jaque no 3339-0060 e garanta sua vaga!!! Lembrando que vale selinho do cartão fidelidade também.

Espero vocês por lá ;o)

Beijos ♥

12 amigos comentaram, comente também!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...