sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cataventos na decoração - Ideias, moldes e paps


Quando resolvi fazer esse post, inicialmente seria sobre scrap party e a escolha do tema cataventos foi prá ajudar a Carine a ter ideias para o chá de bebê do João Miguel, que logo chega. Mas quando comecei a fazer minhas pesquisas, mexer nos meus arquivos, fiquei surpresa com a versatilidade desse brinquedo, o tema ficou tão amplo que decoração de festas é apenas uma das sugestões de uso. Eu amo cataventos, tem gosto de infância, ainda mais prá mim que sou tão lúdica, gosto da ideia do movimento, da dança no vento, gosto da leveza. Esse catavento da foto, eu fiz há algum tempo também prá um chá de bebê, da Rafa, filha da minha amiga Fabi. Fizemos vários e com eles montamos arranjos lindos em latinhas de molho recicladas e revestidas com tecido, ficou delicado, fofo, serviu de lembrancinha e ainda conseguimos nos valer da reciclagem, por que melhor né? E o que mais gosto é que é um tema divertido e que cai muito bem prá meninos e meninas. Separei muitas ideias, e no final do post, tem modelos, outras sugestões e moldes.

via Heather Baily

via Heather Baily

Esse é um dos modelos que acho mais lindo, ele é duplo, em formato de flor. O molde e instruções de montagem estão disponíveis aqui. No detalhe, uma sugestão de acabamento prá que ele não perca o movimento.

via Paige and Brooke

Aqui o mesmo modelo, utilizando tons mais retrô e no blog tem um pap de montagem ótimo, muito bem explicado e fácil de entender.

via Martha Stewart

Adorei essa opção com mapas, você pode reciclar se tiver algum em casa, ou comprar um Atlas antigo em um sebo e fazer um arranjinho simples mas de grande efeito e muito bom gosto. Excelente opção pro público masculino, prá decoração em geral, sem cara de festa infantil.

via The Green Dandelion

Gostei desse ar rústico, papel kraft, cortado de forma irregular, sem muito compromisso com acabamento. Também uma excelente opção masculina.

via The Green Dandelion

Aqui o efeito é por conta da simplicidade, vaso de vidro, pedras e o catavento.

via The Green Dandelion


Cataventos de cores e tamanhos diversos na decoração do bolo.

via Furniture Design Ideas

Ideia apaixonante, pura delicadeza, a começar pela escolha dos tons, cataventos coloridos em vasinhos de plantas que você pode fazer até mesmo prá decorar a mesa num chá da tarde com as amigas, e o melhor de tudo é que depois é só retirar os cataventos e usar os vasinhos normalmente.

via Pinterest

Mais uma opção rústica, que achei linda e envolve reciclagem, cataventos feitos com folhas de livros, opção neutra e sustentável. Prá decorar o vidro uma faixa de juta e o escrito pode ser feito à mão, ou mesmo poderia ser um stencil em algum tema.

via Giselle Monte Photography

Cataventos espetados nos cupcakes, no lugar dos tradicionais toppers.

via At Second Street

Aqui a elegância fica por conta das cores, a suavidade e neutralidade do branco, misturada à esses tons retrô deram um ar antigo e delicado, e o botão no acabamento ficou puro charme.

via Catch my Party

No lugar do bolo tradicional você pode usar um suporte e colocar vários cupcakes com catavento, coordenando as cores com as forminhas e wrappers.

via Linda Albretch

Esse arranjo é um arranjo de Páscoa, mas que pode ser usado prá tudo, isso é o meu estilo, a minha cara, algo que eu usaria na minha casa, provençal que adoro, essa floreira estilosa com vasinho de cerâmica e os cataventos nesses tons vibrantes.

via Kirsty's Cards 'n Scrapping

via Papers Craft Connection
 
via Stamp with Linda Walsh

via Two Friends Stamping

via Little Pink Bike

via The Twinery

E quem não gosta de ganhar um cartão lindo, com uma mensagem carinhosa? Um presente acompanhado de um cartão, uma tag, ou embalagem bonita, reforça ainda mais o carinho, o cuidado, uma demonstração de afeto sem tamanho. Amei essa última opção... olhem a facilidade: fundo branco, um catavento colorido onde a haste é um lápis, é uma opção linda e fofa de lembrancinha.

via Betz White

Prá quem gosta de muito craft inclusive em roupas, um broche lindo em tecido, feltro e fitas. Apesar de gostar muito de tudo que envolve artesanato, esse não é meu estilo e eu não usaria, mas penso que poderia ser também uma excelente opção prá decorar uma bolsa ou ecobag.

via The Diary of Dave's Wife

E mais simples que isso? Uma moldurinha pintada, fita larga prá pendurar, cataventos e bandeirinhas. Pode ser apenas decorativo, ou também é uma opção de enfeite de porta de maternidade, e nada impede que você emoldure uma foto da família toda, usando como quadro ou porta-retratos.

via Little Lovelies

Gostei demais desses quadrinhos, da suavidade das cores, da composição como um todo. Cliquem no link que tem pap bem explicadinho, detalhado e é super fácil de fazer.

via The Mother Huddle

O dia que a Mariana tiver cabelo assim... #sofro quem sabe eu não faço um cataventinho prá ela prender a cabeleira e arejar as ideias né? rsrsrsrs. Mais uma opção fofa e fácil de fazer, com pap


via Tatertots and Jello

Quem é mãe sabe que às vezes a gente lança mão de mil artifícios, micos e etc na hora de convencer as crianças a comerem, de prender a atenção deles no momento da refeição. Achei essa ideia linda por isso, dá prá fazer um joguinho americano ou apenas individual e deixar o momento da refeição deles mais divertido, colorido e alegre. E se você gosta, por que não da família toda né? No link tem o pap todo ilustrado e completinho.
 
via Martha Stewart

E já que o assunto é mesa, refeição... lindo essa forma de dobrar o guardanapo, que na verdade é uma bandana. Uma opção bem descontraída prá decorar a mesa.

via Sizzix

Lembram do Packaging? O catavento não ficou de fora, embalagem de fundo em tom neutro, fita larga, e nos detalhes (mais que fofos), pompom e botões.

via Something from Cassie


via Receber e Celebrar

Uma opção em alta é o bolo de fraldas para chá de bebês, uma forma divertida de decorar, e a melhor parte é aproveitar todas as fraldas depois. Dá prá utilizar tecido, papéis de scrap, adesivos e etc... Cliquem no link da segunda foto que tem todo o passo-a-passo explicando como fazer.

via Visual Vocabulary

Encantada com a decoração dessa festa, o bom gosto na escolha dos tons... tudo muito lindo, delicado. O fundo branco e o poá dos papéis escolhidos para montar os cataventos estão em plena harmonia. Catventos no bolo e nas lembrancinhas.

via Tiny Prints

Cataventos em tons vibrantes, super coloridos, no detalhe uma guirlanda linda.

via Lemon Tree Creations


Lembrancinha é algo que não pode faltar, eu adoro e é algo que penso com muito carinho sempre quando vou celebrar algo das crianças, essa ideia é simples, barata e fácil. Saquinhos brancos que você encontra em lojas de embalagens, etiqueta que você pode fazer em casa na sua impressora mesmo, e o grampinho de roupas fechando a embalagem, decorado com minicatavento, variando cores e temas temos inúmeras possibilidades.

via Trendy Baby Shower Ideas

Aqui também como lembrancinha, ou mesmo packaging, caixinha e papéis lisos para o catavento, botão coordenando. Simples, clean, lindo!



via Love the Day

Cataventos decorando as garrafinhas, como toppers nos cupcakes e o que mais gostei, como flores nesses vasinhos, o que pode ser também uma opção de lembrancinha fácil de fazer.

via Create Studio
Gosto demais de usar os papéis de scrap duplaface por nos permitir um acabamento melhor e a coordenação das estampas. Não gosto muito do fundo branco do papel aparecendo, são raras as exceções. Você pode usar também papéis lisos tipo Colorplus, mas eu acho que fica sempre mais bonito quando o padrão varia. A Toke e Crie oferece uma Coleção Básica em inúmeras cores e cada uma em oito opções de padronagem. Prá quem tem dúvidas na montagem, nesse link tem um pap bem básico, explicando cada etapa.



Essa revista é importada, linda, uma das poucas publicações que vi específica de cataventos, quem tiver interesse ela está completinha aqui, são mais de vinte modelos de catavento, com moldes e instruções de montagem.






E aqui alguns dos moldes mais tradicionais que acho lindos! 

Prá quem for trabalhar com cataventos em tamanho menor, para detalhes e lembrancinhas, a Toke e Crie lançou também um furador de catavento que é super prático e nos livra do trabalho árduo do corte manual. Como vocês podem ver, opções não faltam, escolham o modelo que mais se adapta ao estilo de festa ou decoração que você vai fazer, coordenem as cores, usem a criatividade e lindos projetos surgirão!!

Essa post faz parte da #sextacriativa promovido pelo blog Assim, sim! Onde toda sexta-feira nós compartilhamos dicas, paps e inspirações!

Beijos e um final de semana maravilhoso prá vocês ♥

*Outras fontes de pesquisa: Artemelza, Vila do Artesão, Craft J.

18 comentários:

Cantinho da Aracy disse...

Oi Tays

Ai, que lindos, sempre amei cataventos, me fascinam desde a infância, amei esta postagem cheia de idéias lindas, valeu.
Deus te abençoe
Beijos no coração

Cláudia Valéria disse...

Ei Flor, to ficando mimada!!! So porque o tema é catavento achei que os meus, girando, iam aparecer ai também. Vê se pode!!! Você me prestigiou em duas, fiquei mimada heheheheh.
Brincadeiras à parte linda, adorei sua postagem. A fonte do molde foi a mesma que eu usei!!!
beijo grande e bom fim de semana

Josi disse...

amei... nuncia imaginei que ficaria tão linda uma decoração com cataventos!

Ly Mello disse...

Tays, adorei a postagem!!!
Minha filha faz aniversário essa semana e me deu uma boa idéia!

Beijocas.

Helana Ohara disse...

Cataventos são lindos demais, adoro o charme deles, e aqui você deixou N opções, até um broche!!!!!!!!!!!
Peguei o molde.

Luci Cardinelli disse...

Tays, que post lindo! Também adoro cataventos. Obrigada pelas idéias :)

beijo e ótimo final de semana!

Carine Gimenez disse...

Tays querida
Já te agradeci mil vezes, mas sempre cabe mais um "muito obrigada" pelo carinho, atenção e disponibilidade.
Adoro cata-ventos, por isso tive a ideia de fazê-los para meu filhote.
Aqui encontrei um mais lindo que o outro.
Beijos pro Leo,Mari e você lindona.

Babi Kind disse...

Tays,

Arrasou no post... Lindo, lindo lindo.

Fiquei aqui namorando cataventinho por cataventinho.

beijos e boa semana pra você.

Adelaide Araçai disse...

Adorei! principalmente a idéia de coloca-los enfeitando presentes.
Abraços

Anônimo disse...

Tays, amei, amei esse post! Quantas ideias! Tudo lindo, insirador e delicado! Só mesmo vc prá ter tanto bom gosto e espirito criativo de trazer isso prá nós.

Vou pensar com carinho prá festa do Lipe.

Beijos

Dani

Gabix disse...

Quanta Inspiração, BABEI! =O

odoleta disse...

nossa que post lindo... os cataventos são demais!
nós amamos!
bjim.

odoleta.blogspot.com

Valdineia disse...

Olá, adorei! A festinha do meu bebê terá como tema o catavento. Eu mesma invento, mas acho que ficou muito bonito, se quiser envio uma foto.

Leni disse...

Te seguindo amiga. Amei os cataventos. Vou fazer para o chá de bebê da minha nora. Bjs Leni
http://penachioarte.blogspot.com

Lilian Carnot disse...

Amei, quantas formas diferentes de decoração com cataventos, lindooo!!!
www.mariefaceira.blog.br

Anônimo disse...

GENTE AMEI ESTAS IDEIAS DA tAYS. PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE. VOU UTILIZAR NO NIVER DE MINHA FILHA

EVANIELI

Helena Argolo disse...

Olá, Tays! Estava caçando material para a festinha do Heitor e esbarrei nessa postagem - tinha que parar para ler! :D Adorei todos os modelos de cata-ventos! Eu AMO! Na festa de um ano do Benício, tentei fazer uns... Mas não fui muito bem sucedida e eles não giravam... RS Ainda assim, prendi eles na parede e ficaram fofíssimos! Uma coisa legal foi ter usado cortadores de scrap daqueles para bordas e decorado uma das laterais de cada "aba" do catavento... Deu trabalho, mas valeu a pena! Muitos beijos!

Elaine disse...

Uaau, Ameeei as ideias, beem criativas !!
Parabeens :D :D