Scrap Decor com Textura Carimbada - Dica Time Criativo True Colors

00:06 Tays Rocha 9 Comments

Até que enfim eu consegui vir... cheguei a deixar o povo preocupado, né Lu? Desculpem o mau jeito, mas eu nem estive propriamente ausente, se visitarem meus outros espaços e o Twitter verão que eu estava por aí, mas os meus outros espaços estavam tão atrasados que tive que dar uma atenção também, coração de mãe ;oP
Falando em mãe, apesar de eu ter postado e espalhado aos quatro ventos sem medo de ser feliz, muitos me escreveram perguntando se era verdade que eu estava grávida, se eu tinha confirmado, aí lembrei que aqui eu não tinha ainda contado à vocês... é verdade sim, estou grávida e muito feliz. Ontem entrei no terceiro mês, motivo imenso de alívio prá mim, já que tive episódio de perdas anteriores e minha gestação é considerada de risco, cada dia é mais um dia, e muito comemorado por nós! E os resultados dos exames iniciais foram excelentes, BHCG muito alto, ultrassonografia bastante animadora, como disse meu médico, melhor impossível \o/ e dia 16/03 precisamente comemorarei aliviada o final do primeiro trimestre e agradeço o carinho de todos vocês, da minha família, meninas do Quarteto, Taninha (também conhecida como minha licença-maternidade... heheheh) Lu e Jaluza que me escreveram preocupadas com o sumiço desses dias, vocês são maravilhosas, fiquei muito feliz com o cuidado ;o) 
E chega de conversa, já tô quase com sono, preciso ir deitar antes que me dê fome, porque com ela vem os enjoos ;o( daí adeus noite tranquila, vamos à dica do ciclo rosa, pouco atrasada, mas antes tarde do que mais tarde... 

O passo-a-passo de hoje na verdade nem traz nenhuma grande novidade, mas achei interessante porque são várias dicas pequenas que fazem muita diferença na montagem final de um projeto, layout, scrap decor, etc... Trabalhei com a Textura Aqua Metal Coral, a proposta da técnica era stencil, mas estou uma grávida meio rebelde, troquei e carimbei a textura, sei que a tia Lu nem vai ter coragem de brigar comigo ;oP


Na tampa de uma caixa de MDF já dado fundo claro, com uma espátula apliquei a textura, uma camada que cobrisse todo o fundo, mas sem exageros, propositalmente concentrei mais textura em algumas áreas do que em outras.


Depois de tudo uniformemente coberto, delicadamente coloquei o plástico bolha, antes tomei o cuidado de ver se as bolhas estavam bem gordinhas e cheias, senão não dá o efeito correto.


Ao retirar o plástico aparece o efeito de relevo na textura, percebam que em alguns lugares tem mais textura e em outros menos, o efeito que eu gosto é justamente esse, áreas desiguais e observem também quanta textura ficou aderida no plástico bolha, essa é uma das dicas para evitar desperdício.


No post do ciclo amarelo, eu sugeri como forma alternativa de carimbar usar plástico bolha, aqui dá prá reaproveitar essa sobra da mesma forma. Peguei uma folha branca e carimbei várias vezes, até limpar o plástico, é só esperar secar e guardar, que a folha carimbada servirá para projetos futuros ;oP


Então agora vamos começar a caixa... o material que eu separei prá usar foi a tampa texturizada, papel listrado para as laterais, segunda dica de reaproveitamento... o retalho do papel rosa que usei para fazer o efeito máscara do post lilás será usado aqui como tapete para a foto, rendinhas, flores e arabescos dos papéis Repeteco que ganhamos de presente, cantoneira de chipboard cru, alfabeto de tecido e bailarinas, tudo da Toke e Crie, strass para alguns acabamentos, relevo dimensional incolor, além do material básico.


Nessa primeira etapa, colei o papel listrado nas laterais da tampa, colei com cola e arrematei as rebarbas com uma lixinha de unha, o acabamento fica perfeito. Preparei o tapete da foto colando as rendinhas nas laterais, usei cola em fita, depois que descobri isso nunca mais que quero colar fitas, rendas e sianinhas com outra coisa... cortei as sobras da renda, deixando no mesmo tamanho do tapete.


Com a Tinta Acrílica Scrap Colors Pink pintei a cantoneira de chipboard cru, essa é outra dica... os chipboards prontos são muito caros, adorei esses que são crus, você pode pintar, revestir com papel de scrap, com tecido, fazer emboss, é muito versátil, me apaixonei por eles.


Depois de pintado e seco, apliquei sobre ele uma camada generosa de relevo dimensional incolor, o aspecto final é lindo, uma espécie de vitrificado, fiz isso na Caixa Outono e todo mundo perguntava que efeito era e como eu tinha feito, taí o segredinho, aproveitem a dica! Se ficar alguma bolha, por menor que seja, furem com uma agulha fina, porque aparece após secagem.


Partimos agora para os embellishments, flores, flores, flores que eu amooooooo. Recortei algumas flores e arabescos do papel Repeteco, mas... pode ser o papel mais lindo do mundo, com os desenhos mais fofinhos, que se não tiver profundidade, fico achando meio morto, então, gosto sempre de trabalhar essas peças. Depois de recortar a figura, fui dando piques com a tesoura e separando as pétalas para em seguida moldá-las.


Eu sempre procuro deixá-las com aparência de uma florzinha de verdade, cada pétala separadinha daquelas eu apertei ao redor do palitinho de churrasco (sim, cada uma...) até que ficassem parecendo pétalas de verdade, depois disso eu as boleei com boleador médio, em movimentos circulares suaves sobre uma base grossa de EVA. Isso faz com que as pétalas se fechem levemente. Isso serve para qualquer flor, inclusive as de furador.


Aqui, algumas das flores que eu montei, uso muito sobreposição, gosto delas assim "repolhudinhas" tá... sou pavoa mesmo, e daí? kkkkkkkkkkkkkk. Deixei tudo bem colorido e fiz os miolinhos com aplique metálico (bailarina) estampado. Nos arabescos e no centro da bailarina maior, de flor azul, colei strass para dar um brilho e deixar tudo ainda mais lindinho. Na lateral posicionei assim meio tortinho as letrinhas de tecido formando a palavra Love.


Bom, como sempre, o projeto saiu totalmente diferente do que eu tinha idealizado inicialmente, porque eu sempre tenho rompantes de criação e troco tudo no meio do caminho, tendo inclusive que às vezes fotografar tudo de novo... normal!!! Ahhh... claro que não está pronta... nem colei as coisinhas ainda, só arrumei prá vocês terem uma ideia de como vai ficar, o relevo está úmido estão vendo lá? Não posso colar sem a foto, que só vou revelar amanhã... essa caixa é um presente prá alguém que eu amo muito, muito, muito... em breve vocês vão ver quem é, não posso contar, senão estraga a surpresa... 
O próximo e último passo (aleluia!) do ciclo rosa será fazer a parte de baixo da caixinha, colocar a foto e o presente dentro, esse já será o meu projeto final. Espero que vocês tenham gostado e que as dicas sejam úteis e facilitem a vida de vocês, e mais do que depressa já retomo o lilás, porque a cor nova já chegou, para o meu total deleite e satisfação: VERMELHO!!!
Obrigada novamente pelo carinho, e-mails, recadinhos e paparicos que tenho recebido de todos, vocês fazem a minha vida melhor e mais feliz, não tenham dúvidas ;oP
Beijocas grávidas, cheias de fome, sono e desejos... heheheheheh ♥

9 amigos comentaram, comente também!:

Scrap Decor - Volta às aulas

18:10 Tays Rocha 6 Comments

Vim mostrar mais uma peça em scrap decor prá vocês, na verdade eu a fiz em outubro do ano passado quando era dia dos professores e ela também foi solicitada prá Feira de Scrap, mesmo estando atrasada não queria deixar de postá-la, então aproveitei essa propícia temporada de volta às aulas. Essa caixinha na verdade é um porta-giz e apagador, OK... eu sei que nos dias de hoje praticamente não se usa mais quadro-negro, mas eu sou nostálgica, saudosista e lembrei dos meus tempos de escola. Gostei muito da temática e ela pode ser usada como utilitária, ou para compor uma decoração com lápis e giz de cera coloridos, ao gosto do freguês... heheheh. Sei que todo mundo achou muito fofa, um charme, todo mundo gostou ;o)


O charme dessa peça se deve ao contraste do preto com o colorido, dado pelos adesivos que estão lindos demais, totalmente dentro dessa temática escolar. Basicamente eu pintei toda a caixa com PVA preto lixando entre uma e outra demão; para lembrar o pó do giz branco, fiz um respingado (chapiscado ou chuva americana) com escovinha de dentes e PVA branco, bem fino e delicado.


Na parte inferior e na superior da tampa fiz um xadrez imitando um riscado à mão, usando o nosso carimbo de silicone e base acrílica, com PVA branco. O papel de fundo é papel liso para scrapbooking, cortei na guilhotina o papel de bolinhas vermelhas e verdes, em tiras mais finas.




As estrelinhas cortei com furador regular e jumbo, colei uma dentro da outra, formando um moldurinha, pintei a alça de branco e passei nela em movimento espiral, fita de cetim preta.


Finalizei com os adesivos Chipboard Escola 6625, que deram uma carinha especial à peça, por dentro também pintei de preto e respinguei o branco, colei as estrelinhas para esconder os parafusos da alça. Foi uma peça simples e rápida de fazer, adorei trabalhar essa temática e espero que vocês tenham gostado também!

Beijocas ♥

6 amigos comentaram, comente também!:

Vaso de Flores em Scrap Decor

07:35 Tays Rocha 8 Comments

Essa vasinho em scrap decor eu fiz como peça de demonstração prá Arte Roter, na verdade eu queria fazer um scrap decor que pudesse ser utilizado de forma simples e decorativa, fiz esse vasinho em setembro/outubro, estávamos no início da primavera e quis trabalhar a temática flores e utilizar os recém-lançados furadores e papéis perolados. Eu gostei muito do efeito, do resultado final, do conjunto. Mandei como sempre as fotos prá empresa e eles gostaram tanto que às vésperas da Feira de Scrap fiz outro às pressas prá que pudesse ser exposto no evento. Vou em breve colocar o outro modelo também e ensinar vocês a fazer a modelagem dessas flores.


As barras, borboleta e tags, são todas do mesmo papel dupa-face (Borboletas Lilás) que por sinal é lindo, muito delicado, eu adoro esses tons. O vaso foi pintado normalmente com tinta à base d'água e eu usei uma técnica de laqueamento artesanal nele, utilizei carimbo de silicone.


As folhas foram retiradas do papel scrap dupla-face com glitter Borboletas e Beija-flor. Na tag eu amarrei fio de bordar e na borda do vaso fita de tecido pespontada.


Montei todas as flores em técnica de punch art, utilizei almofada prá carimbo prá distressar as bordas de alguns cortes, os palitos que usei para fazer os cabinhos pintei com tinta à base d'água verde musgo, fixei tudo no fundo do vaso em espuma floral e fiz o acabamento com fitilhos de madeira, palhinha.


A borboleta eu boleei com boleador n5 (18mm) e fixei com cola, por isso ficou gordinha, as antenas fiz à mão com marcador permanente preto.Esse foi o meu vasinho, um projeto primaveril que adorei fazer, adoro trabalhar com cores que vibram, tons alegres. 

E agora vou à luta, levar os cachorrinhos prá vacinar, trabalhar mais um pouco e organizar o almoço... meu dia começou cedo, tenho compromissos à tarde e amanhã reunião do Quarteto das Artes aqui em casa, com direito à almoço e tudo... então, vou correr senão não faço nada!

Beijos de bom fim de semana ♥

8 amigos comentaram, comente também!:

Fotos de aulas, cursos e demonstrações de 2009

21:56 Tays Rocha 6 Comments

Enfim o Carnaval se foi e acredito eu, que agora as coisas engrenem e o ano comece oficialmente. O final do ano passado foi uma correria só... e quem disse que eu consegui levar as coisas do jeito que eu queria? Nem em sonho... por isso hoje tirei o dia prá sentar aqui e atualizar algumas coisas e uma delas foi postar as fotos dos cursos, aulas e demonstrações de 2009. Em seguida vou colocar prá vocês fotos de alguns projetos que ainda não postei e também sugestão de uso dos lançamentos. Não pretendo fazer nada muito complicado, sugestões simples que todos possam fazer prá complementar seus trabalhos, seja scrapdecor, ou páginas de álbuns, cartões... Em breve, novo espaço com passo-a-passo e tutoriais prá vocês, aguardem... 


Esse ano já começou animado prá mim, bebê a bordo, estou grávida de 2 meses e muito feliz, estou também muito ansiosa e animada prá reencontrar as meninas na Convenção de Instrutoras que teremos agora em março, creio que assim como no ano passado voltaremos cheias de novidades ;o)


Make & Take - Dia das Mães
 

Curso de Natal do Vlady


Aula demonstrativa na Papelaria Bacacheri
Taninha fofa fazendo minha aula bagunçada... rsrsrs




Make & Take - Caixinha em dobradura e Punch Art

Make & Take - Bolinha de Natal em dobradura

Por hoje acho que é isso pessoinhas, até porque minha barriga está roncando.... rsrsrsrsrs, agora é assim, esse serzinho dentro de mim do tamanho de um Hot Wheels dita as regras da minha vida, nem discuto, vou lá [tentar] comer...
Beijocas cheias de saudades!!!

6 amigos comentaram, comente também!:

Minhas peças na revista !!!!

00:14 Tays Rocha 18 Comments

No final do ano passado saiu a nossa primeira revista, chama-se Scrapbook, é uma publicação da Editora Minuano, onde vários parceiros e colaboradores da Toke e Crie ensinam dicas e técnicas prá fazer lindos projetos!!! Coloquei aqui a capa prá vocês darem uma espiadinha, cliquem na foto para ver os detalhes.


Essa publicação foi muito especial prá mim também, a empresa escolheu duas das minhas peças que saíram publicadas na Vitrine de Ideias, as peças escolhidas foram o Cubo de Fotos - Family Faces e o Baú em Scrap Decor

 
Fiquei feliz com esse reconhecimento, mas principalmente com o retorno, várias pessoas ligando, marcando aulas, encomendas ou apenas palavras doces de amigos até então anônimos. Obrigada TeC, obrigada vocês que nos acompanham e incentivam sempre meu trabalho.

Beijocas ♥

18 amigos comentaram, comente também!:

Afinal o que é emboss? Dica Time Criativo True Colors

19:28 Tays Rocha 8 Comments

Não são poucas as vezes que nas minhas aulas ou demonstrações as pessoas me perguntam meio intrigadas sobre o que vem a ser "o tal do emboss", esse foi um dos motivos que me levou a pensar num tutorial que introduzisse em alguma etapa essa técnica. De uma forma geral o termo emboss pode significar várias coisas, ao pé da letra, a tradução seria relevo, engrave, realçar por modelagem, traduções que levam à mesma definição: é um efeito de relevo, utilizado no scrapbooking, artesanato em madeira, em efeitos digitais como nos layouts de scrap digital e em trabalhos e criações no Photoshop. Esse é o post do cronograma do kit rosa, onde a proposta era sugerir uma técnica para o efeito máscara, na verdade, não é exatamente um efeito máscara, mas algo na mesma linhagem de efeito, digamos assim, pois vamos trabalhar o desenho de forma negativa ao processo inicial. Existe o emboss mecânico, que deixa o papel apenas em relevo, algumas máquinas como a Sizzix fazem isso, ou as placas de relevo da Fiskars, mas o que vamos aprender hoje é o emboss à quente.

Nessa técnica usei carimbos clear (silicone) diversos, base acrílica (poderia ter usado os carimbos tradicionais sem problemas), papel couchê branco fosco, almofada para carimbo branca, pó (pigmento) para emboss incolor com glitter, projetor à quente ou aquecedor para emboss (é a mesma coisa), Spray Colors Pink e Ouro, lenços umedecidos roubados do Leo ;oP


Nesse caso, eu carimbei o papel branco, com pigmento incolor, que poderia ser branco também, porque a intenção é que o desenho "suba" depois de borrifado com o Spray Colors. O processo do emboss consiste em carimbar o desenho que se deseja, cobrir com o pigmento em pó e depois aquecer, até que esse pigmento derreta e forme um relevo na figura. Inicialmente o que fazemos é aplicar a tinta da carimbeira no carimbo escolhido, lembrando que esse processo se faz por depósito, jamais esfregando a almofada, quando esfregamos retiramos a tinta já colocada, deixando falhas, o que não pode acontecer, já que o pó do pigmento só vai aderir onde estiver úmido pela tinta.Uma dica interessante é aplicar um pouquinho de talco na folha antes de carimbar, assim o pó só adere onde foi carimbado e evita-se respingos indesejáveis que comprometem o acabamento do trabalho.


Após saturar o carimbo com a tinta, limpe os borradinhos se necessário com um cotonete umído, em seguida é só carimbar normalmente, pressionando bem para que não fique falhado.


Essa é a única etapa que dever ser rápida, assim que a figura for carimbada, imediatamente ela deve ser coberta com o pó, porque ele vai aderir apenas sobre a tinta úmida, depois disso, a etapa do aquecimento não tem pressa.


O pó excedente pode ser recolhido novamente para o frasco, evitando desperdícios, aliás um potinho rende muito, basta saber usá-lo. Se vc perceber que restou algum pozinho espalhado onde não há carimbo, limpe delicadamente com um pincel. Em seguida aqueça com o projetor à quente, lembrando que não pode ser secador de cabelos, porque além de não atingir a temperatura ideal, o vento espalha todo o pó, enquanto o projetor apenas aquece, sem movimentar o ar, chegando dependendo da marca a 300º. Mantenha distância de uns 20 cm da folha pelo menos, o derretimento do pó é visível e é muito legal, até hoje fico olhando feito boba, adoro ;oP


Eu alterei um pouco a luminosidade da foto prá que se pudesse visualizar melhor, o efeito é esse, um relevo seco, brilhante e o melhor... impermeável, base do nosso tutorial de hoje.


Aqui eu carimbei algumas outras gravurinhas prá vocês verem, como sugestão alguns temas de cozinha.


Depois disso, borrifei sobre os carimbos com a técnica o Spray Colors Pink, a folha ondula devido à umidade, é normal.


Em seguida borrifei o Spray Colors Ouro, quebra um pouco do rosa gritante e deixa um efeito perolado.


O único cuidado com essa etapa é de ter deixado secar muito bem, eu, prá garantir dei uma acelerada com o projetor à quente. Com um lencinho umedecido, fui lentamente "limpando" o emboss, e a gravura foi surgindo, amei fazer isso. Uma dica importante, o lenço não pode estar molhado, encharcado, igual fica no final da embalagem, senão pode rasgar ou borrar o papel.




Assim eu fui fazendo em todas as figuras, eu fiz também de uma outra maneira que em outro pap vou mostrar à vocês e gostei muito também.


Aqui o efeito final, espero que vocês tenham gostado da ideia, que aprimorem isso e utilizem nos trabalhos de vocês! Beijocas de boa semana!


8 amigos comentaram, comente também!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...