domingo, 25 de abril de 2010

Stencil, Costura e Textura I - Dica Time Criativo True Colors

Então... a dica do vermelho já acabou e eu ainda estou na lilás, abafa o caso... muda o assunto, o importante é não parar nunca... desculpinha esfarrapada, mas é a única que eu tenho agora... hehehe. Mentira meninas, foi tudo batidão mesmo...

A proposta da dica de hoje seria utilizar textura com stencil e a próxima seria carimbar com a tinta, como estou mega atrasada, resolvi juntar as duas coisas num projeto só, prá correr com o vermelho, porque já temos a nova cor e sério mesmo, preciso me organizar e me disciplinar melhor prá acompanhar as meninas, até porque temos muuuuuuuuuitas novidades prá Mega, que ainda não podemos contar, segredo de estado, mas aguardem, vocês vão adorar ;o)

No projeto de hoje, resolvi fazer um layout, fiquei um tempão remexendo nos meus álbuns, pensando no que fazer, como estou neste estado interessante, resolvi pegar as fotos da gravidez do Leo que eu tinha aqui, vou fazê-lo em duas etapas, prá que não fique muito longo e cansativo. Sempre quando inicio um projeto eu faço um sketche (rascunho), estabeleço as técnicas  e elementos que quero usar. Nesse eu decidi usar stencil, tinta, costura, carimbo, textura e alguns brilhinhos; de elementos queria flores e botões, talvez fitas.


Prá começar, usei como fundo do projeto papel liso lilás Repeteco, resolvi fazer meu próprio background, prá isso usei Cardstock branco, stencil poá (amooooo). Prá fazer as bolas, usei Tinta Acrílica Orquídea, como segunda opção teria também o PVA Violeta Cromo, optei pelo Orquídea por ser mais clarinho.


A forma de usar o stencil no papel é na verdade igual à madeira, muita gente tem dificuldade, então ficam aí as dicas: stencil fixo, seja com as mãos ou fita crepe de baixa aderência, pouca tinta, pincel redondo de cerdas duras ou batedor próprio para stencil, antes de bater, tirar todo o excesso, como mostrado na folha de papel. Dessa forma a tinta não extravasa, não molha o papel a ponto de enrugá-lo e não deixa o stencil "chapado", eu particularmente gosto mais esfumaçado, mais suave e leve.


Aqui o papel já estampado, percebam que algumas ficaram mais claras, outras mais escuras, mais preenchidas, é justamente desse "desigual" que eu gosto, o que dá um certo ar de leveza.


Esse era meu sketch inicial, prá constratar com o lilás (lembrem que é uma cor fria) utilizei o papel da Repeteco azul-marinho com estrelinhas, percebam como o tom escuro dá vida ao layout. Escolhi essas duas fotos, na de cima eu estava grávida de 4 meses  em nov/2005 e na outra, estava de 7 meses em fev/2006... saudades... Definida a estrutura principal, vamos à parte mais legal, as firulinhas, enfeitinhos, brilhos e frescuras ;oP


Vamos à costura... Não que seja obrigatório mas usar gabarito de costura é uma mão na roda, sai tudo tão simétrico e perfeitinho... Aqui usei base grossa de EVA, agulhão para perfurar e régua básica de costura da Creato, você pode escolher entre os furinhos mais próximos ou distantes, como a área que eu escolhi era grande, optei pela distância maior.


Eu normalmente faço minhas costuras com fio de bordado, bordo ponto cruz desde meus 12 anos, então o que mais tenho são meadas, meadas 1000 diga-se de passagem, mas nem tudo é cor-de-rosa no meu mundo... estava eu lá fora, na edícula e... a caixa de bordados aqui dentro, e... o mundo caindo lá fora... lembrei que tinha esse novelo de fio, eu o usava quando fazia cachecóis (sim, eu faço tricot... também) e eu tenho muitas dessas sobras, acabei testando e gostei muito do efeito, fica aí a dica. Nesse projeto não quis fechar os "X" do ponto cruz, gostei assim em meio ponto. Costurei apenas as laterais que estavam sobre o azul.


Na verdade eu não tinha pensado em fazer nada nas bordas, mas achei meio sem acabamento... meio peladinha... Usei base acrílica e carimbo de silicone de bordas que imita uma costurinha overlock, carimbei com tinta acrílica branca. Essa é outra técnica que muitos sentem dificuldade, minhas dicas prá facilitar um pouco: bandejinha de isopor (essas de frios e carnes) ou um pedaço de EVA, espalhar uma camada fina de tinta, bem uniforme, encostar o carimbo delicadamente. Antes de carimbar verifique se não borrou prá fora do desenho, limpe com cotonete se necessário, carimbe com firmeza. A cada carimbada, passe novamente o pincel espalhando a tinta e molhe novamente o carimbo. Cliquem na foto para ver o detalhe do carimbo ampliado.


Seguindo adiante na minha ideia inicial, ficou assim a primeira parte do projeto, recortei as flores do papel Repeteco, achei meio vazio embaixo e coloquei uma passamanaria pink prá contrastar com a costura, nos cantos vazios... botões, é claro, não poderiam faltar.

Na próxima etapa (breve, bem breve...) vou modelar e bolear as flores, trabalhar o título e estou morrendo de vontade de colocar um journaling, vamos ver se consigo encaixar no projeto.

Estou adorando fazer esse LO, me traz recordações tão boas, a gravidez do Leo foi tão tranquila, tão gostosa, apesar da insegurança e dos enjoos... engordei pouquinho, não tive estrias, nem manchas, nenhuma intercorrência ou susto. Fomos firmes e fortes até 39 semanas e 1 dia... vamos ver a D. Mariana como vai se comportar... heheheheh.

Beijos e bom finalzinho de domingo ♥

10 comentários:

Ana Cristina Caldatto disse...

Tayssss
as postagens podem estar atrasadas..mas as dicas estão novinhas hummm

E gostei de maissss da sua visita na minha apgina viu...
venha sempre q puder!

Soraia Melo disse...

Ficou uma gracinha tays...nunca vi pagina assim..costurada..otima ideia!
Beijinhos
So

... "gigi"... disse...

Oi querida...

Este teu cantinho é muito mimoso e delicado, assim como tu, pelo que percebo na foto. Penso que cada um tem uma característica e isto é óbvio e consegue transmitir esta coisa tão especial que só ela tem.
Tu faz isto aqui e é lindo!
Grata pelo carinho de tua visita, por ler-me e gostar.

Un beso carinõso

by Rosi,scrapbooking disse...

LIndos estes projetos o do casamento ficou maravilhoso, chega de caixa de sapato hehehe, e do da gravida ta super , as costuras são 10 . Ei amiga não vou poder ir no curso do Vlady estarei viajando para a TEC Balneario e Brusque, aff ta corrido mas aprende depois vou te visitar e trocar figurinhas.
O meu curso domingo foi sucesso as meninas adoraram vou postar agora fotos. Bjus minha flor ...by Rosi.

Silvana Franco disse...

Tays!! Dica muito legal!! Adorei as bolinhas com as costurinhas!!

Bjcas

Tays Rocha disse...

Obrigada Ana! É um consolo e tanto... rsrsrsrsr, fico feliz que sejam úteis ;o) Eu adoro te visitar, o tempo que conspira contra mim ;o( Beijocas querida.

Tays Rocha disse...

Obrigada So! O scrap é muito versátil, adaptamos à ele praticamente todas as técnicas de tecido e papel. Beijocas querida!

Tays Rocha disse...

Re, fiquei até emocionada sabe, porque é tão bom saber-se transparente diante dos outros. Fico feliz que eu passe à você essa imagem, porque sou assim mesmo ;o) Eu adoro tuas palavras e fiquei muito feliz com a visita. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Rosi, tu tá muito chique, que curso foi aquele poderosa? hahahahahah. Eu entendo, pena que não vai dar, mas moramos pertinho e vamos nos encontrar em breve. Beijocas.

Tays Rocha disse...

Obrigada Sil! Eu gostei muito de fazê-lo também. Adoro a mistura de técnicas e texturas. Beijocas.